Infectológica
As doenças infecciosas podem ser de origem bacteriana, vírica, fúngica ou protozoária. Em relação às infecções bacterianas, muitos diagnósticos e tratamentos eram tradicionalmente adotados por Pediatras Infectologistas, porém, com a evolução da Medicina e ciência, melhorias no Diagnóstico e Tratamento têm sido obtidas, possibilitando uma abordagem cientificamente embasada para atenção clínica. Além disso, a crescente popularidade da homeopatia no tratamento das infecções bacterianas possutambémmelhorias no Diagnóstico e Tratamento, sendo assim, um importante meio de abordagem complementar.
A eficácia do tratamento antimicrobiano é, portanto, muito melhor quando a Administração deste é guiada por critérios laboratoriais. Os exames, em especial, os imunologicos, o Diagnóstico por imagem e os testes bioquímicos fornecem informações energéticas importantes aos pediatras e profissionais de saúde, para nortear as terapêuticas corretamente. Com isso, torna-se direcionar a terapia de maneira mais realizar, para garantir melhores resultados clinicos, seja no âmbito da doença infecciosa em questão, ou na prevenção de complicações mais agravantes, como, por exemplo, a septicemia.
Na Pediatria Infectológica tem-se cada vez mais, desenvolvidas pesquisas científicas de relevância, dirigidas ao tratamento, diagnóstico e profilaxia. Além disso, a realização de estudo epidemiológico também é muito importante, já que fornecem maior conhecimento sobre os ciclos e fontes de infecções, permitindo um maior controle e prevenção destas. Portanto, o conhecimento de novas tecnologias para método de diagnóstico e tratamento, assim como a utilização desses em novos protocolos, podem alterar significativamente o prognóstico dos pacientes pediátricos.
Em meio aos avanços na Infectologia Pediátrica, tem-se utilizado, ano a ano, novas tecnologias para monitoramento de resultados, assim como para orientar e aconselhar a equipe médica. Além disso, também é feita ampla utilização da eletronica informatizada no manejo desses casos. A principal função desta se dá justamente da busca e aquisição de dados, informação e conhecimento para enfrentamento de adversidades. Assim, a informatização das informações médicas possibilita melhorar a segurança do paciente e direcionar o tratamento em busca do melhor resultado.
Por último, o tratamento das infecções passa também por um acompanhamento da
Comentários