Descubra tudo o que você precisa saber sobre Cardiologia


A cardiologia é uma especialidade médica que se concentra na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e circulatórias. Com um enfoque evolutivo, a cardiologia se baseia em conhecimentos médicos e científicos atuais para prevenir doenças, identificar problemas à medida que evoluem e promover a saúde geral. Não é incomum para um médico consultar com um cardiologista para encontrar uma solução para um problema de saúde que é ou poderia ser cardíaco ou circulatório em forma.

Cardiologistas frequentemente usam um conjunto de ferramentas típicas para realizar avaliações, incluindo eletrocardiogramas, ecocardiografia, cateterismo cardíaco, bem como exames de sangue e radiografias, para identificar e registrar problemas. Eles são muitas vezes usados para tratar doenças comuns, como pressão alta, doenças coronárias, na qual as artérias se endurecem e se bloqueiam devido ao mau funcionamento das células musculares lisas, bem como arritmias cardíacas, coágulos sanguíneos no coração, cardiomiopatias e problemas congênitos do coração.

Quando o tratamento é necessário, uma abordagem inovadora pode ser adotada de acordo com as necessidades do paciente. Muitas vezes isso implica o uso de cirurgia de revascularização miocárdica, em que as artérias bloqueadas são liberadas pela abertura ou substituição por prótese. Esta cirurgia agora geralmente é realizada usando endoscopia, que permite ao cirurgião realizar procedimentos de forma mais segura do que os métodos cirúrgicos tradicionais. Na maioria dos casos, o paciente precisa de menor tempo de recuperação e menos dor no pós-operatório.

Além disso, a cardiologia usa o procedimento conhecido como ablacão para tratar arritmias cardíacas. O procedimento usa um cateter para inserir elementos no coração para destruir tecidos anormais onde as células cardíacas disparam de forma anormal.

Uma abordagem abrangente de tratamento cardiológico, muitas vezes inclui mudanças nos hábitos e estilo de vida. O objetivo desses tratamentos é ajudar os pacientes a modificar hábitos e comportamentos saudáveis que afetam o risco ou o curso da doença cardíaca. Isso inclui fatores como ter uma alimentação saudável, perder peso, parar de fumar, praticar exercícios e gerenciar o estresse. Trabalhar em conjunto com o paciente para prevenir e tratar cardiovasculares e outras doenças que possam afetar o sistema cardíaco é o objetivo de todos os cardiologistas.

Comentários