A nefrologia é uma subespecialidade da medicina que se concentra em doenças renais, condições que afetam o funcionamento dos rins. Um nefrologista é um médico especializado em cuidar de pacientes com doenças renais, desde diagnósticos precoces a tratamentos complexos. Reconhecer quando é necessário consultar um nefrologista é importante para evitar a incidência, progredir e estabilizar a condição do paciente, bem como se sentir confortável ao lidar com um especialista.
Sinais e sintomas como dor no abdômen inferior, aumento da micção, cansaço, inchaço, pele descorada, urina espumante ou turva, redução do desejo de comer, náusea e vômitos podem indicar o desenvolvimento de doenças renais ou condições pré existentes que pioraram. Deve-se procurar ajuda médica imediatamente se esses sinais e sintomas forem sentidos, pois eles podem indicar um problema grave.
Em casos mais leves, medicamentos são frequentemente prescritos. Contudo, medicamentos mais fortes e procedimentos cirúrgicos são muitas vezes necessários para controlar doenças renais mais avançadas. Se um medicamento mais forte for necessário, um nefrologista deve ser consultado para receber um tratamento de qualidade.
Um exame físico completo é realizado pela equipe médica para confirmar a doença e iniciar o tratamento apropriado. Outras análises de sangue e urina completam o quadro para determinar o estado atual dos pacientes e acompanhá-los ao longo do tratamento. Alguns exames específicos, como o Ultra-som ou a Biópsia, também podem ser necessários.
Em suma, reconhecendo sinais e sintomas, tendo um diagnóstico preciso e realizando tratamentos apropriados, a nefrologia ajuda a garantir a saúde dos pacientes, sejam eles crianças ou adultos, melhorando e prolongando a qualidade de vida dos pacientes.
Comentários