Gerenciar o estresse é uma das maiores preocupações de muitas pessoas. Ter sobrecarga de trabalho, problemas com prazos e pressão excessiva dos chefes pode ser muito desgastante, além de ser um grande desafio gerenciar a ansiedade que acompanha isso. O estresse pode levar a um certo nível de desânimo, comprometendo a produtividade. Felizmente, há algumas táticas que podem ser aplicadas para gerenciar o estresse.
A primeira coisa que você pode fazer é reduzir o nível de pressão que você se coloca, assumindo que você tem o controle de sua vida e que é responsável por suas próprias ações. Assumir o controle significa reconhecer que sua própria reação a parâmetros externos é tão importante quanto qualquer outra coisa. Reconhecer seus limites é vital para tornar a vida menos estressante.
Outra maneira de se livrar do estresse é aumentar sua saúde física e mental. Certifique-se de que você está tomando tempo para se exercitar e cuidar de si mesmo. Obviamente, isso significa dormir o suficiente e comer saudavelmente, bem como realizar técnicas de relaxamento regularmente, como ioga ou meditação, para gerenciar o nível de estresse.
Você também pode praticar técnicas de gerenciamento de tempo eficazes para ajudar a aliviar o estresse. Isso significa organizar suas atividades em pequenas tarefas que podem ser facilmente estipuladas, monitoradas e executadas no menor tempo possível. Aproveite a tecnologia, use ferramentas de gerenciamento de tempo online, definindo metas claras e alcançáveis que lhe permitam manter a carga de trabalho dentro do seu limite.
Também é importante que você crie um ambiente de trabalho saudável, lembre-se de tirar um tempo para se divertir e recarregar, mesmo que seja por alguns minutos por dia. Falar com alguém que você saiba que é capaz de oferecer apoio, orientação e reconhecimento é outra estratégia útil. Por fim, não se esqueça de reconhecer o seu próprio valor, dando algum tempo para se celebrar com as pequenas vitórias.
Comentários