A imunologia veio revolucionar a prevenção e tratamento de doenças. O estudo dos mecanismos de defesa do próprio organismo, liderados pelo sistema imune, contribuiu para entender os mecanismos e processos por trás de doenças diante aos quais ele ainda não dispunha de estratégias de prevenção eficazes. O avanço dos conhecimentos permitiu a criação de imunodeficientes, vacinas, medicamentos e terapias para combater agressores que antes causavam doenças sem cura ou tratamentos satisfatórios.
A imunologia também tem contribuído enormemente para todas as fases de um protocolo de tratamento. No diagnóstico, a avaliação de marcadores específicos e não-invasivos no soro sanguíneo tem permitido a identificação precoce das doenças para o encaminhamento adequado do paciente para tratamento, como nos casos de câncer. Diante da evolução da doença, é então possível medir a resposta dos medicamentos ao sistema imunológico e monitorar a qualidade dos resultados, como ainda diagnóstico e prevenção de efeitos adversos e toxicidade do tratamento.
No enfrentamento das doenças, a imunologia ainda pode proporcionar a cura através de dois tipos de medicamentos: os imunomoduladores e os biológicos. Os imunomoduladores se diferenciam dos medicamentos convencionais por sua ação em camadas profundas nas quais outras drogas não atuam ou não mantêm seus efeitos a longo prazo. Já os biológicos atuam nas estruturas moleculares dos seres vivos que possam causar doenças ao indivíduo, como os vírus.
A incorporação das descobertas desenvolvidas por imunologistas ao tratamento médico e a redução do sofrimento em pacientes maiormente idosos ou com doenças crônicas são evidentes. A melhoria nos tratamentos, redução de doenças infecciosas e auxílio para profilaxia de outras doenças fará a diferença na expectativa de vida de milhares de pessoas e a imunologia tem sido uma das grandes provocações para que isso aconteça.
Finalmente, fornecer meios seguros e eficazes para identificar e tratar problemas do sistema imune é uma importante conquista no bem-estar dos pacientes. O poder da imunologia está a serviço da prevenção de doenças e seu avanço propicia métodos cada vez mais efetivos para lidar com um sistema tão complexo e importante para o ser humano.
Comentários