: Criando vidas: a arte de praticar obstetrícia


Ser obstetra é muito mais do que acompanhar o nascimento de um bebê. É a arte de criar vidas – literalmente! Trata-se de uma área da medicina que requer habilidades e posicionamentos específicos para desenvolver as melhores práticas possíveis para os melhores resultados. O corpo médico experiente com obstetrícia é responsável por cuidar das mães e bebês desde o conceito até o momento do parto.

Também é conhecida como a medicina da naissance, a obstetrícia abarca todos os aspectos da gravidez, incluindo pré-natal, parto e pós-parto. Os obstetras desenvolvem uma relação com as pacientes, que as ajuda a compreender e confiar dos melhores cuidados durante todas as fases da gravidez. Através de seu conhecimento médico, acompanhamento personalizado e orientação, os profissionais obstetras ajudam a fazer desse momento tão especial algo que seja seguro para mãe e bebê.

O treinamento para a prática de obstetría começa prefixada antes mesmo de o programa de residência começar. A medicina obstétrica inclui a papelada necessária para o embarque, o que inclui monitoração das condições médicas para a mãe e o bebê. Além disso, também envolve orientação para as mães, ajudando elas a tomar decisões informadas sobre como ajudar a si mesmas e aos seus bebês a se manterem saudáveis ​​durante do período de nascimento.

Os obstetras também precisam estar bem informados em relação às questões de saúde mental, pois lidam com mensagens extremamente sensíveis com mulheres e famílias. Cabe a eles garantir que as famílias recebam toda a assistência que precisam para ajudá-las a sair desse processo no melhor estado possível. Muitas vezes, os profissionais da área também ajudam as famílias a navegar nos sistemas de saúde disponíveis.

Mesmo que a relação entre as pacientes e os obstetras esteja aumentando com o passar dos anos, eles ainda têm um intenso estresse a enfrentar quando se trata de lidar com questões emergentes. É por isso que o profissional da obstetrícia precisa estar atualizado em termos de equipamentos, habilidades e conhecimentos. Com todas essas habilidades e cuidados, um médico obstetra entende que ajudar a criar vidas é a sua responsabilidade e honra.

Comentários