"O Cuidado da Saúde do Idoso: Da Prevenção à Atenção"


O envelhecimento é uma etapa da vida que não pode ser ignorada, nela nos deparamos com particularidades físicas, emocionais e psicológicas que precisam ser tratadas de forma diferenciada. Por esta razão, as questões de saúde do idoso devem ser extensivamente consideradas e estudadas por médicos, familiares e até mesmo pelo indivíduo para que seja possível contribuir com a qualidade de vida ao longo dos anos.

A prevenção de enfermidades e a promoção de uma alimentação saudável são passos fundamentais na questão da qualidade de vida de um idoso. Questions relacionadas a isso devem ser sempre consideradas para que o indivíduo possa se cuidar, praticando uma alimentação equilibrada, controlando o nível de colesterol e exercitando-se com mais frequência.

Porém é extremamente importante que qualquer atitude preventiva e qualquer controle médico possa ser realizado de maneira regular. Um check-up anual é algo essencial e acompanhamento das principais doenças crônicas pode ter um impacto significativo na vida do idoso.

Quando falamos na atenção à saúde de um idoso temos que levarmos em consideração que muitas vezes ele pode sofrer de doenças que hoje não tem tratamento curativo e sim estratégias para controlar e amenizar os sintomas destas doenças. No tratamento destas enfermidades, às vezes, medicamentos não tão conhecidos precisam ser administrados com o devido cuidado e acompanhamento para que o paciente tenha o melhor tratamento possível.

O envelhecimento vem sendo cada vez melhor estudado para que possamos nos previnir e nos cuidar da melhor forma possível. A prevenção e a atenção suficientes para um idoso podem fazer uma enorme diferença na sua vida! É papel de médicos e familiares fazerem uma preocupação consciente e mostrarem qualidade de vida aos seus entes queridos.

Comentários