O diagnóstico cardíaco inclui o uso de exames de imagem para verificar o tamanho e a função do coração e dos vasos sanguíneos. O objetivo destes exames é ajudar os médicos a classificar o estado de saúde e localizar qualquer fluxo sanguíneo reduzido, bloqueios ou outros problemas cardíacos. Exames cardíacos incluem ecocardiografia, angiografia e ressonância magnética.
O ecocardiograma é um exame de diagnóstico cardíaco que usa ondas de som de alta freqüência para criar imagens do coração. Esta técnica é usada para detectar problemas de saúde como pressão alta, anormalidades no tamanho do coração e anormalidades na função ventricular. Estes problemas podem afetar a bomba do coração e o enchimento dos ventrículos.
Uma angiografia cardíaca, também conhecida como coronariografia, é um procedimento para ajudar os médicos a identificar indicadores de doença arterial coronária, como estreitamento ou ponte nos vasos sanguíneos. O médico injeta um líquido de contraste nos vasos sanguíneos do coração e então faz um filme dos vasos, que é geralmente uma radiografia. O procedimento é usado para medir a gravidade da doença coronariana e pode ser usado para detectar estreitamentos, bloqueios e outros danos nos vasos sanguíneos.
A ressonância magnética é um exame de diagnóstico cardíaco que usa ondas de rádio de alta freqüência para criar imagens de detalhe de áreas internas do coração. O exame produz imagens nítidas que permitem aos médicos visualizar o fluxo sanguíneo para identificar obstruções, danos estruturais e defeitos cardíacos congênitos.
Todos estes exames dão aos médicos informações importantes sobre a saúde do coração de um paciente e ajudam a identificar qualquer problema que possa estar causando sintomas. Os médicos usam a informação obtida para elabinar um plano de tratamento personalizado dirigido especificamente aos problemas cardíacos identificados. Também pode ajudar os médicos a identificar outros fatores de risco, como diabetes ou pressão alta.
Comentários