A obstetrícia é um ramo de medicina que trata da gestação, parto e puerpério com ênfase na saúde e tratamento médico da mulher grávida. É importante a obstetrícia experimentar e crescer para fornecer uma abordagem segura e humanizada da assistência à mulher e ao bebê durante e após o parto. Quando se trata do bem-estar materno, é importante que os profissionais de saúde trabalhem em conjunto para criar o melhor ambiente possível para o nascimento desse bebê e para a mulher.
As diretrizes da OMS e os princípios de humanização estabelecidos pelo Ministério da Saúde estabelecem normas que devem reger a prática da obstetrícia. Os principais três objetivos são garantir o direito à vida e a saúde das mulheres e bebês, melhorar a qualidade assistencial e as condições de assistência ao parto para a mulher e seu bebê e alcançar maior satisfação por parte do paciente e da equipe de saúde.
A humanização da saúde materno-infantil deve estar centradas na mulher grávida. É importante trata-la com o máximo respeito, considerando suas características pessoais , culturais, entre outras. Também é importante fornecer à mulher a possibilidade de participar das decisões que afetem seu corpo, tanto antes quanto durante e após o seu parto.
Educação adequada, ergonomia, treinamento adequado e boa comunicação com equipes médicas multidisciplinares também ajudarão na humanização e fornecimento centrado na mulher. Além disso, todas as práticas médicas usadas em obstetrícia devem ser documentadas e acompanhadas de perto. Isso permitirá a identificação de erros e ajudará a procurar soluções adequadas.
O foco da medicina da obstetrícia não é somente em nascimentos saudáveis, mas também em check-ups pré-natal adequados, políticas de saúde, acesso à assistência médica de qualidade e acesso a comportamento preventivo. É necessário melhorar as condições das mulheres grávidas, com, por exemplo, um fornecimento mateiral maternidade adequado, especialmente para mulheres vulneráveis, para garantir o cumprimento desses objetivos.
Comentários