Gastroenterologia é a especialidade da medicina que se concentra na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema digestivo, incluindo o fígado, vesícula biliar, pâncreas, estômago, intestinos e órgãos associados. A Gastroenterologia procura identificar a causa de uma sintomatologia gastrintestinal, assim como o melhor tratamento para a doença, independente se for uma doença inflamatória intestinal, úlceras, síndromes funcionais diarreicas, constipação, esofagite, entre outras. Oscilando entre história clínica, exame físico e diversos exames laboratoriais, diagnósticos por imagens e endoscopia digestiva alta.
O estudo da gastroenterologia vislumbra conhecer a fisiologia, e estudar na prática a reação de cada paciente aos agentes externos, medicações, alimentação, ansiedade e estresse, que contribuem para os sintomas digestivos e possíveis doenças relacionadas. Assim como identificar corretamente sintomas para cada tipo de problema e o melhor tratamento médico a usar.
O diagnóstico e tratamento destas doenças gastrointestinal é atualmente muito mais simples do que no passado. Para realizar os exames necessários, há ferramentas tecnológicas que permitem que os pacientes sejam tratados de forma eficiente e exatos, permitindo tratamentos melhores adaptados para suas particulares necessidades.
Devido as grandes descobertas na área da Gastroenterologia, a busca constante para compreender e tratar doenças gastrointestinais é cada vez maior. Utilizando estudos clínicos, laboratoriais e agora também genômicos, esta ciência ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ajudando a constantemente descobrir melhores tratamentos para suas doenças e adotar medidas preventivas.
Com isto, a Gastroenterologia contribui com a compreensão aprimorada das doenças inflamatórias do trato digestivo, doenças autoimunes, doenças relacionadas com a obesidade, doenças cardiovasculares, hepatites virais, câncer digestivo, problemas nutricionais, problemas relacionados com o metabolismo de nutrientes de alimentos, doenças pancreáticas e doenças relacionadas ao uso inadequado de medicações.
Comentários