Alergias e imunidade são dois tópicos relacionados, mas que são interpretados de forma diferente. A sensibilidade a substâncias externas específicas é mais comumente conhecida como alergia, e nosso corpo é programado para nos proteger de supostas ameaças através de um sistema de proteção chamado imunidade. O sistema imunológico está intimamente ligado às alergias, onde reações alérgicas aparecem devido à exposição às substâncias externas específicas às quais nosso corpo é sensível.
A alergia afeta cada pessoa de maneira diferente. Algumas pessoas podem ser levemente incomodadas, enquanto outras podem sofrer de sintomas graves. Os sintomas podem variar desde erupções cutâneas, coceiras, congestão nasal e problemas respiratórios até anafilaxia, que pode ser fatal se não tratada rapidamente. O tratamento da alergia depende da gravidade dos sintomas e da substância a que a pessoa é alérgica, sendo comum um diagnóstico feito por um alergologista.
Em relação à imunidade, nosso corpo está equipado com várias estratégias para nos proteger. Ele trabalha usando células para detectar agentes estranhos. Quando essas células reagem e encontram esses agentes estranhos, elas solicitam ajuda de outras células especializadas que produzem anticorpos específicos para aquela ameaça, o que as ajuda a destruí-la e diminuir ou eliminar os sintomas. Isso significa que o sistema imunológico é programado para reagir e nos proteger, mas quando ele é tão sensível que interrompe outras funções soltando demais anticorpos, isso causa alergias.
O bom funcionamento do sistema imune é um dos principais fatores que nos mantém saudáveis. A terapia com vacinação ativa o sistema imunológico para nos ajudar a entender e nos lembrar de invasores como vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. Uma boa alimentação, exercícios regulares, sono adequado e um ambiente relaxado são particularmente importantes para ajudar a desenvolver um sistema imunológico saudável.
É importante compreender a diferença entre alergias e imunidade para melhorar a saúde e prevenir episódios futuros. Se você acha que sofre de alergias, é importante consultar seu médico, pois eles poderão lhe dar os cuidados necessários e rever seu diagnóstico de alergia e tratamento. Se você tem uma alergia muito grave, um plano de tratamento de anafilaxia também deve ser discutido com seu médico para que você possa manter um ambiente seguro para todos os envolvidos.
Comentários