A reumatologia desempenha um importante papel na saúde dos idosos. A maioria das doenças reumáticas normalmente afeta pacientes mais velhos, por isso a reumatologia é especialmente importante para o cuidado desses pacientes. A partir dos 50 anos, o risco de desenvolver várias condições reumáticas aumenta em resposta às mudanças metabólicas fisiológicas que ocorrem com a idade. O reumatologista é um dos médicos que tem conhecimento e experiência para diagnosticar, tratar e prevenir essas doenças.
O papel da reumatologia na prevenção das doenças reumáticas é extremamente importante. As principais doenças reumáticas afetam muitas vezes pacientes anciãos que muitas vezes não sabem que são afetadas. O reumatologista, através de frequência de exames, tem a possibilidade de diagnosticar precocemente as doenças e, assim, tratar os pacientes com mais eficácia, impedindo que a doença progrida.
Diagnosticar as causas das dores musculoesqueléticas, outro trabalho fundamental da reumatologia, também é extremamente importante. As dores crônicas e dolorosas que acompanham essas doenças, além de limitações funcionais, podem resultar em invalidade e isolamento social. Um bom diagnóstico preciso sobre o tipo de doença que está afetando o paciente pode conduzir a um tratamento mais eficaz para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Além do diagnóstico preciso e do tratamento dos sintomas de qualquer doença reumática, a reumatologia também pode ajudar na prevenção das complicações. O tratamento medicamentoso, juntamente com a reabilitação, pode prevenir as complicações comuns associadas às doenças reumáticas. O objetivo é retardar a incapacidade e ajudar os pacientes com doença reumática a manter sua qualidade de vida.
Devido à prevalência dessas doenças na população idosa, a reumatologia tem um papel fundamental na saúde do envelhecimento. Quando ocorre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, as complicações da doença reumática podem ser evitadas. As consultas regulares com o reumatologista são especialmente importantes para os pacientes idosos que são mais propensos a desenvolver as doenças reumáticas.
Comentários