Equilibrando a Saúde do Idoso


A partir de uma certa idade, conhecida como "melhor idade", a pessoa pode se ver diante de novos desafios que a vida traz, como a saúde. Uma boa saúde pode ser uma prioridade em qualquer idade, contudo, para os idosos é necessário investir um pouco mais. Aptidões físicas, saúde mental e bem-estar são alguns dos principais objetivos que são alcançados com a prática diária de atividades físicas, consumo de alimentos adequados, sono adequado, manutenção de conhecimentos e interesses.

Atividades físicas são um componente importante da saúde e do condicionamento dos idosos. Por meio de atividades aeróbias, como caminhada, natação, ciclismo e uso de equipamentos ergométricos, o idoso pode aprimorar sua saúde cardiometabólica. Na parte muscular, o treinamento de força pode ser adoptado por meio de flexões, levantamento de pesos ou de pesos livres. Atividades de baixo impacto também são importantes, como ioga e pilates. Demonstra-se que as atividades físicas regulares são fundamentais para o equilíbrio físico do idoso.

A saúde mental, assim como a saúde física, é alcançada com a atividade física, atividades sociais e por meio de instrumentos de apoio, tais como grupos de ajuda mútua. A sociabilidade é importante para promover um nível de tranquilidade e contentamento, bem como desenvolver relações saudáveis. A música, a dança e as atividades culturais podem optimizar bem-estar e saúde mental, estimulando a participação e integração de cuidados de saúde com o ambiente.

Alimentação saudável e dieta equilibrada para os idosos também são cruciais. Eles devem possuir suas necessidades nutricionais de acordo com seus níveis de atividade, bem como os destinados a manutenção e reabilitação da saúde. Além disso, os idosos devem evitar o consumo de alimentos e/ou bebidas que contenham altos níveis de álcool, açúcar e gordura saturada.

Por fim, um descanso adequado é sempre necessário, pois muitos problemas de saúde do idoso podem ser causados pela falta de sono, como hipertensão arterial, deficiência cognitiva, acidentes vasculares cerebrais, entre outros. A boa qualidade do sono e o ajuste do horário diário permitem que o corpo possa descansar e atingir o equilíbrio necessário para a saúde.

Comentários