O futuro saudável e sustentável do meio ambiente é vital para garantir que as gerações presentes e futuras tenham uma qualidade de vida decente. O equilíbrio entre o desenvolvimento humano e o meio ambiente é fundamental para garantir a saúde da Terra. O equilíbrio entre a oferta de recursos, ambientes e serviços é necessário para o crescimento sustentável. A saúde ambiental é uma responsabilidade compartilhada entre todos os setores da sociedade. Os governos, as organizações e as pessoas devem levar em conta a natureza e os limites de recursos e, assim, desempenhar seu papel na manutenção de um meio ambiente saudável.
Uma parte significativa do equilíbrio para a saúde ambiental sustentável requer interação entre policymakers, governos, organizações e cidadãos. Governos, empresas e cidadãos devem trabalhar em conjunto para educar-se em relação à importância da conservação, explorar atividades na área de preservação e melhorar a consciência de políticas relacionadas à saúde ambiental. Deve-se promover a utilização de recursos naturais de maneira responsável, incluindo controle de desmatamento, uso controlado de pesticidas, restrições ao uso de recursos hídricos, redução dos gases do efeito estufa, redução dos resíduos sólidos e tratamento de águas residuais.
O controle das emissões de gases de efeito estufa deve ser uma prioridade global e as políticas relacionadas à mudança climática devem abranger todos os setores da sociedade, desde a educação até a indústria, agricultura, trânsito e infraestrutura. Alterações no regime de chuvas, intensificação da seca e doenças relacionadas à qualidade do ar e à água são sérios problemas que precisam ser tratados.
Esforços para a proteção de habitats de vida selvagem devem ser feitos para assegurar a prevenção de extinções, conservação da biodiversidade, estabelecimento de parques nacionais e outras áreas protegidas. Estas organizações humanitárias, governos e empresas locais e internacionais devem criar programas para proteger espécies ameaçadas ou em extinção, desenvolver esforços para recuperar a saúde dos ecossistemas descaracterizados e trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O compromisso da sociedade para concentrar esforços na direção de equilíbrio ambiental sustentável é necessário para evitar mais impactos negativos ao meio ambiente. Políticas abrangentes, regulamentações municipais, redução de perdas de energia e desenvolvimento de fontes de energia não nocivas para o meio
Comentários