A saúde do idoso deve ser levada em consideração desde cedo. As pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver doenças crônicas, tendo que adotar mudanças de estilo de vida para controlar ou prevenir seu estado de saúde. É preciso também levar em consideração que o organismo idoso reage mais lentamente à medicação, tornando necessário adequar doses e frequência para não haver intoxicação.
Uma boa alimentação surge como uma poderosa forma de manter boa saúde para todas as faixas etárias, mas especialmente para o idoso. Uma alimentação saudável, composta por frutas, verduras, leites e derivados, grãos e legumes, pode ajudar a combater infecções e fortalecer as defesas do organismo. Um equilíbrio entre nutrientes, vitaminas e minerais ajuda a prevenir doenças e dá-lhe energia para manter sua atividade diária.
Atividade física é outra forma importante de mantenha boa saúde, pois ela contribui para o bom funcionamento dos músculos e produz endorfina, o que favorece o relaxamento. Deve-se lembrar também, que uma atividade de baixo impacto como a caminhada ajuda a melhorar a circulação do sangue favorecendo a saúde física e auxiliando no controle de enfermidades cardiovasculares.
O ganho de saúde é maior se você fizer exames periódicos para detectar precocemente doenças, assim existe maior possibilidade de cura. Exames de sangue e de imagem mostram alterações no corpo que nem sempre são perceptíveis. Uma vez detectadas essas alterações, o médico ou o nutricionista pode recomendar um tratamento ou a porta adaptar dietas e estilos de vida que auxiliem na cura ou controle da enfermidade.
Para estabelecer uma verdadeira prevenção da saúde do idoso é importante entender que é preciso um compromisso entre o indivíduo, o acompanhamento médico profissional e as mudanças de estilo de vida. Sem uma adequada prevenção, os riscos de saúde a curto, médio e longo prazo tendem a aumentar. Estabelecer hábitos saudáveis permitem que os idosos gozem de uma melhor qualidade de vida.
Comentários