A situação mundial atual nos traz grandes desafios, entre eles aumento de doenças infecciosas, que são causadas por micro-organismos, como bactérias, vírus, e outros parasitas. O combate às doenças infecciosas é moroso, pois exige a tomada de medidas preventivas como saneamento básico, imunização, vigilância epidemiológica, desenvolvimento de medicamentos e maior acesso a cuidados de saúde.
Uma das estratégias mais recentes em relação ao combate de doenças infecciosas é a vacinação em massa. A realização de campanhas de vacinação é muito importante para que possamos diminuir as taxas de doenças e também para criar imunidade para determinadas doenças. O uso de vacinas, além de prevenir a infecção por determinados agentes infecciosos, também fornece uma barreira de proteção contra patógenos mutáveis, como a gripe.
O saneamento básico de água e esgoto, está entre as principais medidas para evitar a transmissão de doenças infecciosas. Desde a antiguidade, já se reconhecia a importância de se ter água potável, devido aos casos de doenças espalhadas pela água dos poços e rios. A promoção e o estabelecimento de melhores práticas de higiene também é um fator tremendamente importante para diminuir a circulação de doenças que acometem os seres humanos.
As principais doenças infecciosas no mundo de hoje ainda constituem um problema sério de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) continua a monitorar atentamente aquelas doenças que apresentam maiores taxas de prevalência, como: Dengue, Malária, Tuberculose, HIV/AIDS, entre outras. Uma resposta adequada a tais patologias exige a implementação de políticas de saúde efectivas que vão desde medidas de prevenção como a vacinação em massa até o desenvolvimento de medicamentos capazes de controlar ou curar tais infecções.
O combate às doenças infecciosas envolve esforços mundiais, pois são patologias que não reconhecem fronteiras. A inclusão de programas de prevenção e controle de doenças infecciosas é uma necessidade mundial, pois apenas medidas que abranjam todos os países poderão dar uma resposta adequada as novas demandas dessa área de saúde. Investir na defesa da saúde é uma prioridade para o mundo, pois a luta contra as doenças infecciosas é parte desse esforço.
Comentários