"A Importância da Saúde do Idoso na Vida Diária"


A saúde do idoso é fundamental para o bem-estar emocional, físico e mental dos mais velhos. Uma boa qualidade de vida, dependente em primeiro lugar da saúde, é o mote do envelhecimento saudável. Assim, prevenir doenças e cuidar dos idosos deve ser uma prioridade para todos. É importante destacar que manter uma boa saúde depende de atitude: inclusão dos cuidados com a saúde e prevenção desde cedo, evitando hábitos prejudiciais à saúde, alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regulares e manutenção de contatos com pessoas.

A promoção à saúde do idoso tem efeitos significativos no desempenho das atividades diárias, bem como na independência dos acontecimentos. Se mantida boa saúde, será mais fácil ao idoso desfrutar de atividades de lazer e de socialização. Essa atitude vai ao encontro da obrigatoriedade de se acompanhar e manter contato com profissionais de saúde, para alertar à ocorrência de qualquer fato ou sintoma que possam sugerir doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, entre outras.

A atenção à saúde do idoso inclui a participação da família e dos profissionais da saúde, pois ambos têm papel indispensável na educação e aderência ao tratamento. Por isso, é importante que a família incentive seu ente a se cuidar e que os profissionais de saúde esclareçam detalhadamente sobre a importância dos cuidados e as formas de manter a saúde em bom estado.

Envelhecer com saúde envolve o aperfeiçoamento dos cuidados com a saúde, reforçando a importância dos exames periodicamente e o cumprimento dos tratamentos com recursos farmacológicos, se necessário. Assim, fortalecer e manter a saúde faz parte do desenvolvimento de ações coordenadas com a direção de hábitos saudáveis.

Um bom envelhecimento, com qualidade de vida, depende da saúde individual. Para tanto, é recomendado o reforço da prática de atividades que promovam o bem-estar geral, sobretudo aquelas que incentivem o equilíbrio emocional. Além disso, é necessário contar com a aderência de exames de saúde e acompanhamento médico que possam conductar qualquer fato correlato à saúde do idoso.

Comentários