Um dos mecanismos mais eficazes para a prevenção de lesões ortopédicas é o acompanhamento médico. Uma avaliação médica apropriadamente realizada pode detectar condições pré-existentes ou potenciais de risco de lesões e planos para melhorar o nível de saúde geral. Além disso, os médicos também podem fornecer conselhos de prevenção e recomendações para tratamento específico. Uma vez que muitas lesões ortopédicas estão associadas à idade, à obesidade e à atividade física inadequada, deve-se manter um estilo de vida saudável. Manter um peso adequado e envolver-se em atividades físicas regulares pode reduzir muito o risco de problemas ortopédicos. Outras medidas preventivas incluem o fortalecimento dos músculos e dos tendões em volta das articulações, o aquecimento apropriado antes de atividades físicas e boa postura durante o dia. Roupas e equipamentos esportivos apropriadamente adaptados também ajudam a prevenir lesões. É importante mostrar-se atento a quaisquer sintomas e dores musculares e consultar um médico se você sentir qualquer desconforto.
Além das medidas preventivas gerais, algumas condições ortopédicas específicas exigem a implementação de medidas preventivas específicas. O uso apropriado de calçados ortopédicos é a primeira linha de defesa contra os problemas relacionados à marcha. As pessoas que têm artrite também devem usar calçados apropriados para manter os pés protetos enquanto andam. O envolvimento em atividades de fortalecimento muscular para as articulações, que são adaptados às capacidades e limitações de uma pessoa, também pode ser muito útil para ações preventivas. Embora essas atividades não ajudem a curar a condição, elas podem aliviar os sintomas e impedir ou retardar o agravamento.
Outras formas de prevenção de problemas ortopédicos incluem o não uso de drogas ilegais, a moderação no uso do álcool e o acompanhamento médico para qualquer problema crônico de saúde. Além disso, é importante que as pessoas não utilize substâncias, como óleo de amêndoa, que foram associadas à danos nas articulações. O controle adequado dos movimentos das articulações e do tipo e do nível de exercício também podem desempenhar um papel importante na prevenção da lesão.
Finalmente, é importante lembrar que as lesões ortopédicas são, em grande parte, preveníveis. Por isso, é importante que as pessoas façam alterações em seus hábitos
Comentários