A maternidade é uma grande aventura. Para muitas mulheres, é um momento de aprendizado, crescimento interior e lembrança para toda a vida. Quando se torna mãe, as áreas emocional, física, financeira e espiritual são muitas vezes postas sob pressão, mas é nessa jornada que se descobre que é possível superar obstáculos antes considerados invencíveis. Cada dia de maternidade apresenta novas descobertas, tanto para si mesmo, como para o recém-nascido.
A nova vida de aventura da maternidade pode ser desafiadora. O ritmo de vida de uma mãe tem de se adaptar ao ritmo do bebé. Antes de se pensar em tornar-se numa nova pessoa, tem de ser aceite e compreendido que os dias e noites seguintes à chegada de um novo bebé são preenchidos com muitos cuidados, interrupções frequentes em função da amamentação, tempo dedicado ao bebé e ao seu bem-estar.
Como nova mãe, é importante encontrar o tempo para relaxar e recarregar as energias. É necessário parar alguns minutos todos os dias para sentar e tratar de si mesma. A maternidade é, inevitavelmente, um sacrifício mas limitar os esforços numa gestão semanal do tempo proporciona um equilíbrio emocional e espiritual entre o recém-nascido e a mãe.
A maternidade pode ser assustadora, mas também profundamente gratificante. É uma ótima mestra de humildade e, ao mesmo tempo, leva à descoberta de incontáveis momentos de esperança, alegria e amor. É esse amor incondicional que nos torna capazes de ultrapassar a exaustão. É esse amor que nos ajuda a nos encontrar e nos leva a tornar-nos numa nova pessoa, amável e capaz de dar e também receber.
A jornada da maternidade ensina-nos que a vida tem de ser vivida com curiosidade, compaixão e cuidado. Pode ser muito dolorosa, emocional e fisicamente exigente, mas, ao mesmo tempo, também abençoada. Quando a maternidade nos ensina algo, crescemos e aprendemos.
Comentários