A Nefrologia é uma área da medicina que se concentra na saúde dos rins, sua investigação, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas. É um ramo da medicina clínica que trabalha com alterações renais, hipertensão, diabetes, infecções urinárias, doenças do sistema urinário, doenças autoimunes, problemas congênitos e transplantes. Seu foco está na prevenção de doenças e tratamento agressivo de desordens renais.
Os rins têm um papel fundamental na filtragem dos produtos residuais do corpo, regulação dos fluidos e sódio, controle dos níveis sanguíneos de pH, pressão arterial, cálcio, potássio e ferro, produção de hormônios e produção de urina. Quando o corpo deixa de funcionar adequadamente, bem como quando há problemas subjacentes, é vital consultar seu médico para obter aconselhamento e tratamento.
A patologia renal pode resultar de doenças infecciosas, tumores renais, insuficiência renal, doenças renais hereditárias, diabetes, doença de cálculos e lúpus. Os níveis sanguíneos de creatinina são usados para detectar problemas nos rins, pois estes são os principais produtos residuais filtrados dos rins. Quando esses níveis estão elevados, os rins tendem a não estar funcionando como deveriam.
O tratamento da doença renal varia dependendo da situação individual, mas geralmente inclui mudanças no estilo de vida, medicamentos, tratamentos médicos especiais e, em alguns casos, cirurgias e terapias alternativas. Quando os problemas renais são status quo, pode ser necessário o uso de requer medicação para reduzir a pressão arterial e outros fatores após avaliação.
Os nefrologistas podem recomendar terapias não farmacológicas para a gestão do estresse, dietas controladas, exercícios leves e procedimentos, tais como diálise. A diálise pode ser usada para substituir os rins e os nefrologistas podem recomendar que os pacientes estejam sob observação frequente para monitorar seus níveis de creatinina, urina e pressão sanguínea. A Diálise Peritoneal Ambulatorial, ou DPAT, também pode ser usada para manter o equilíbrio normal dos fluídos e sais no sangue.
Comentários