Muitos homens pensam que conseguem viver saudáveis, sem prestar atenção à sua saúde, mas isso não é verdade. Ignorar sintomas e doenças que podem afetar sua qualidade de vida é uma forma de negar a realidade e prejudicar sua saúde futura. Infelizmente, os homens têm menos probabilidade de buscar atenção médica para os problemas ou doenças que têm. Mas a verdade é que os homens não estão imunes ao risco de doenças.
Estar atento à sua saúde significa fazer exames de rotina para detectar qualquer sintoma ou doença precocemente no seu corpo. Os fatores de risco incluem colesterol alto, pressão arterial alta, diabetes, aumento dos níveis de açúcar no sangue, hipogonadismo, obesidade e quaisquer lesões esportivas. Os exames de rotina ajudarão a identificar seus problemas antes que se tornem problemas de saúde crônicos.
Outro passo importante que os homens podem tomar para se protegerem da doença cardiovascular é manter um estilo de vida saudável. Isso significa aderir a uma dieta saudável e balanceada, manter níveis saudáveis de atividade física, parar de fumar, consumir álcool com moderação e monitorar seus níveis de estresse. Estes aspectos da vida podem ajudar a controlar fatores de risco e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Dormir bem é também um dos passos principais para um estilo de vida saudável. Os homens têm uma tendência a subestimar a quantidade de descanso que realmente precisam para se manterem saudáveis. Apesar de parecer confortável, dormir menos de sete a oito horas por noite tem sido associado a um aumento do risco de doenças adquiridas, a par de muito mais males no presente e no futuro.
Se você não agir quando os primeiros sintomas aparecerem, isso pode levar a complicações sérias e mesmo a complicações permanentes. Por isso, é importante que todos os homens tenham consciência de seus problemas de saúde e procurem aconselhamento médico caso sintam qualquer sintoma anormal. O importante é que os homens aproveitem sua vida ao máximo, vivendo de forma saudável e cuidando de si mesmos.
Comentários