A dor reumática, também conhecida como artrite, pode acometer qualquer pessoa de qualquer idade, mesmo as crianças. Alguns dos principais sintomas da artrite incluem inflamação, dor, rigidez e limitação na mobilidade. Embora a dor reumática possa ser debilitante e impedir a realização de atividades cotidianas, existem algumas estratégias de gerenciamento da dor que podem ajudar a aliviar os sintomas. Fazer mudanças nos hábitos de vida é uma delas.
Mudanças nos hábitos de vida básicos, como melhores hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo, evitar o estresse e ter uma rotina de descanso adequada, podem ser, em muitos casos, benéficas no manejo de sintomas da dor reumática. Além de contribuir para a redução de outras doenças, como hipertensão, diabetes e aterosclerose, essas mudanças podem proporcionar um melhor controle da dor.
Mudanças nos medicamentos também podem ajudar na redução dos sintomas da dor reumática. Analgésicos de venda livre, anti-inflamatórios, medicamentos sujeitos a receita médica ou, às vezes medicamentos homeopáticos, podem ser uma parte importante de gerenciar a dor. O seu médico pode orientá-lo sobre quais medicamentos são adequados para o seu caso, assim como o seu profissional de saúde deverá avaliar quaisquer mudanças na dosagem desses medicamentos.
Outra boa maneira de administrar a dor reumática é com terapias alternativas, como fisioterapia, acupuntura, terapia magnética, treinamento respiratório e terapia de reabilitação, entre outras. Outras formas de alívio da dor incluem aquecimento, aplicação de compressas quentes e frio, e suplementos vitamínicos.
Embora infelizmente não exista cura milagrosa para a dor reumática, existem muitas estratégias diferentes que podem ajudar no alívio da dor reumática e melhorar a qualidade de vida. É importante implementar todas as recomendações de seu profissional de saúde apropriado de forma consistente.
Comentários