Primárias "Descobrindo Imunodeficiências Primárias: O que Você Precisa Saber"


Nas últimas décadas, houve um aumento no reconhecimento e diagnóstico de imunodeficiências primárias (IDP). Estas condições podem afetar a aptidão de uma pessoa para responder a infecções, além de afetar a saúde mental e outras funções. Além disso, o diagnóstico, o tratamento e o manejo das IDPs podem ser tumultuados. Aprender a gerenciar uma IDP faz parte da vida de todos aqueles que vivem com ela. Compreender as principais características da IDP e ferramentas para seu gerenciamento é importante para o autocuidado antes da consulta médica.

Algumas imunodeficiências primárias mais comuns incluem imunodeficiência combinada grave, síndrome de Wiskott-Aldrich, deficiência de IgA, anemia de células falciformes e síndrome de DiGeorge. Estas condições são desordens autoimunes ou hereditárias primitivas que generalizam a qualidade e a quantidade dos linfócitos T, B e de células NK. Embora as IDPs normalmente adquiram menos atenção comparadas a outras patologias, eles merecem cuidados médicos atenciosos para gerenciá-los.

O primeiro passo para compreender a imunodeficiência primária é reconhecer os sintomas, que podem variar dependendo da condição, mas geralmente incluem infecções frequentes, tais como infecções respiratórias, diarréia crônica, sinusite crônica, infecções de ouvido e fever. Outros sintomas comuns incluem problemas de pele, alergias alimentares, anemia ou linfonodos inchados.

Embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, se eles tiverem um ou mais destes, é importante que ela obtenha uma avaliação médica. Na consulta médica, o paciente fornecerá os sintomas casuais e, com base nas informações, seu médico pode fazer exames de sangue para identificar uma possível IDP. Se confirmada positivamente, a equipe médica trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento adequado para sua condição específica.

Um plano de tratamento para imunodeficiência primária geralmente envolve imunizar o paciente contra a doença, bem como o uso de medicamentos antivirais ou antibióticos para tratar infecções. Se possível, alguns pacientes também podem ser ajudados por vacinas celulares especiais. Porém, qualquer plano de tratamento deve ser ajustado à medida que o indivíduo envelhece para atender às necessidades imediatas. Finalmente, é preciso ter em mente que a imunodeficiência primária é uma condição para a vida -

Comentários