Ao observar o mundo natural que nos cerca, notamos como somos pequenos e insignificantes em face de um planeta repleto de biodiversidade. Não importa o lugar, seja uma floresta ou o oceano, montanhas ou lagos, a natureza permite que nos centremos em paisagens e situações que nos reavivam a alma. É um mundo límpido, incólume e indiferente, mas que ainda nos oferece todo seu mistério. Ao passear pela floresta, ficamos estupefatos com a grandiosidade dos seres vivos que a cercam. As palmeiras inclinadas, as gralhas e os pequenos lagartos nos deixam transtornados.
Tornamo-nos conscientes de que existem tantas formas de vida que nos oferecem harmonia e equilíbrio. Assim como o oceano, o vento e o sol, também nos harmonizamos com tudo o que a natureza nos oferece. Conhecer diversos ecossistemas, embelezados pela fauna e a flora, nos revela o poder transformador da natureza. Os detalhes do mundo natural são os que nos conectam com o verdadeiro significado da vida.
A natureza é uma escola para todos. Ela ensina a lidar com ambientes desconhecidos e nos ajuda a desenvolver um senso de respeito e cuidado com o meio ambiente. Ao aprender a compreender o contexto em que nos encontramos, melhoramos nossa habilidade de observação e compreensão. Ao navegar pela ilha, pudemos presenciar todas as cores e sabores que fazem parte deste grande mundo natural e das peculiaridades de cada um de seus habitantes.
Voltamos para casa com a sensação de que nos tornamos mais completos num determinado lugar. Reconhecemos a real necessidade de cuidar e preservar nosso planeta, já que nos descobrimos interligados a ele. Compreendi que a natureza é dita como um estado de tranqüilidade, pois nos libera dos limites do mundo moderno e nos ensina a valorizar a vida. Aprendemos sobre nossa responsabilidade em relação ao planeta, às comunidades e aos seres vivos, a você e a mim.
Comentários