O estilo de vida saudável consiste em medidas simples e práticas para cuidar da saúde, sustentar boa forma física e proporcionar flexibilidade e vitalidade para que possa aproveitar a vida plenamente. O estilo de vida saudável inclui hábitos como dormir regularmente, se alimentar bem, praticar exercícios físicos e desenvolver hábitos de lazer. Bombar com saúde significa equilibrar todas essas atividades e se alinhar com os recursos necessários para traçar um plano de vida a curto, médio e longo prazo.
Para começar, o ponto principal é a alimentação. A principal base desta é o Consumo regular de alimentos variados, saudáveis e nutritivos, que sejam ricos em fibras e antioxidantes. Uma dieta equilibrada ajuda a prevenir doenças, aumentando a energia, e melhora o humor evitando a possibilidade da fome, possibilitando assim boa disposição para todas as outras atividades do dia.
O exercício físico contribui para o bom funcionamento dos músculos, tendões e articulações, evita a obesidade, ajuda na prevenção de muitas doenças crônicas. Não é necessário que seus exercícios sejam do nível de um atleta de elite, qualquer movimento é melhor do que nada. Uma forma de se exercitar é escolher a modalidade e o estilo (aeróbica ou musculação, por exemplo) que sejam apropriados para o biotipo, evitando lesões ou sobrecargas.
A prevenção de doenças a longo prazo, como hipertensão arterial, diabetes, etc., também envolve parar de fumar, e abastecer a mente com informações que enriquecerão a vida, pois a saúde mental é fundamental para manter a qualidade de vida. Tomar conta de seu corpo e de sua mente, anotando metas diárias e voltando-se para elas com disciplina e determinação, é um forte indício do compromisso que você tem com sua saúde.
Este caminho precisa ser trilhado na companhia de outras pessoas. Ter um ou grupo de amigos para dividir hábitos saudáveis e motivar-se é importante, pois promove uma mudança de atitude, mostrando algum tipo de conexão entre a saúde e o bem-estar. Desse modo, é possível estar em contato com colegas e praticar a solidariedade, o que pode fazer com que você se sinta parte de um esforço coletivo.
Comentários