O presente é o único momento que existe na vida real. Infelizmente, muitas vezes nos focamos tanto no passado e no futuro que perdemos o momento presente. Viver o presente significa perceber o momento em sua totalidade, aproveitar cada segundo e estar presente para sentir, compartilhar e conectar com as pessoas e experiências ao nosso redor. É sobre abraçar cada segundo ao máximo para obter o máximo de prazer e plenitude.
Por mais que às vezes possamos nos sentir bastante ocupados, é importante lembrar que é possível sempre parar e encontrar algum tempo para parar de se preocupar com as pequenas coisas e desfrutar do presente. Se dermos prioridade a cada momento, ele se tornará memorável e poderemos viver de forma mais significativa e cheia de prazer. Deixar o passado no passado e o futuro onde ele está, o presente, permite-nos estar totalmente focados no que está a acontecer agora, liberando-nos para nos relacionarmos com o presente, perceber o que há de belo ou difícil nele, transitar por ele com propósito e estabelecer conexões significativas com aqueles que importam para nós.
Uma maneira de nos conectar ao presente é retirar momentos para mimar a si mesmo. Acordar e respirar profundamente, passar algum tempo a fazer desporto, contemplando a natureza, ler um livro, apreciar a companhia dos outros e ridículos pequenos pequenos prazeres diários podem ajudar-nos a redefinir as nossas perspectivas e viver o presente com o máximo de plenitude que pudermos.
Outra maneira de honrar o presente é encontrar profundidade no dia a dia. É sobre encontrar significado nas situações quotidianas, nas oportunidades para o crescimento, em intensificar as emoções durante as tarefas mais simples como preparar uma refeição ou tomar banho. É sobre aproveitar a cada momento a fim de nos chegar mais perto de nosso verdadeiro eu.
Olhar para o nosso relacionamento com o nosso presente é uma maneira transformadora de melhorar a nossa vida. Uma vez que estejamos no momento presente, poderemos absorver a vida com mais consciência e plenitude. Esta consciência presente não só nos ajudará a aproveitar a vida de forma mais significativa como também nos permitirá entender e realizar os nossos desejos e inspiração profunda.
Comentários