O Corpo Humano conta com um sistema imunológico que atua protegendo o organismo de possíveis males. Por vezes, porém, o próprio sistema de defesa pode levar o organismo ao aparecimento de uma doença autoimune. A desordem autoimunológica é aquela na qual o sistema imune passa a causar estragos, atacando órgãos, tecidos e células do próprio organismo.
As doenças autoimunes são caracterizadas pela produção de anticorpos que passam a atacar milhares de células saudáveis do organismo. Dessa forma, ao invés de proteger o corpo, os anticorpos passam a destruí-lo, utilizando-o como se fosse um elemento externo. A causa da produção desses anticorpos carece ainda de mais estudos e discussão.
Há diversas doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, artrite juvenil, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, doenças de Tireóide,entre outras.
É possível tratar algumas desses desordens autoimunes com medicamentos, no entanto, o tratamento das doenças é feito com cuidado, pois a maioria dos medicamentos apresenta efeitos colaterais. Além disso, acompanhamento médico permanente é recomendado para obter bons resultados no acompanhamento das doenças autoimunes.
Uma alimentação saudável é tão importante quanto a medicação aplicada. Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, bem como o auxílio de profissionais qualificadas, é de extrema importância no tratamento das doenças autoimunes.
A diagnóstico destas desordens autoimunes é feito por meio de exames, como os de sangue, tomografia, ressonância magnética e biópsia, analisando-se a presença de marcadores específicos que as caracterizam. Os tratamentos, por sua vez, podem incluir tanto receitas de medicamentos, quanto mudança de estilo de vida.
É importante se atentar para um diagnóstico precoce e eficaz, bem como encontrar um tratamento adequado para cada caso, pois se trata de desordens autoimunes que evoluem gradativamente e que apresentam grande variabilidade de sintomatologias. Assim, o empenho em busca de tratamento pode avaliar a qualidade de vida e a saúde de quem sofre a desordem.
Comentários