Fazendo o Diagnóstico de Doenças Geriátricas


A doenças geriátricas são aquelas que afetam principalmente idosos, pois com o aumento da expectativa de vida da população e a redução de nascimentos, o número de idosos tem aumentado expressivamente. Assim, a eficácia no diagnóstico de doenças geriátricas tem se tornado fundamental para o sucesso no tratamento das mesmas.

O diagnóstico precoce é uma das principais ferramentas para identificar doenças geriátricas. O profissional de saúde deve estar atento aos sinais e sintomas mais frequentes, como complicações cardíacas, respiratórias, dores e outros. Vários exames são necessários para o diagnóstico, tais como radiografia, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Normalmente, exames que envolvem tomar amostras do sangue do paciente são realizados para avaliar a saúde de forma mais eficiente. Além disso, testes específicos da doença podem ser solicitados de acordo com os sintomas.

Uma vez que os exames são realizados, os médicos realizam uma análise completa dos resultados para determinar a causa da doença. A partir daí, eles podem sugerir o tratamento mais adequado, incluindo medicamentos, terapias ou até cirurgia, de acordo com o estado de saúde do paciente.

É importante notar que o tratamento das doenças geriátricas exige um comprometimento contínuo tanto da família quanto da equipe médica envolvida. É necessário monitorar regularmente o quadro clínico do paciente para avaliar a eficácia do tratamento. Os profissionais de saúde devem ficar atentos às mudanças que possam ocorrer no quadro clínico do paciente, para que possam ajustar o tratamento, garantindo assim a saúde do idoso.

Comentários