A dieta cetogênica é uma maneira saudável de perder peso e melhorar a saúde. Ela foi comercializada como moda de perda de peso nos últimos tempos, e sua abordagem depende do uso de alimentos que contenham alto teor de gorduras em detrimento dos carboidratos. Os benefícios vão desde perda de peso à saúde mental, ao controle do açúcar e colesterol no sangue. Esses resultados tornam esse tipo de dieta uma das melhores opções para quem deseja equilibrar sua saúde.
A alimentação cetogênica foi criada com o intuito de reduzir o consumo de carboidratos e aumentar o consumo de gorduras saudáveis. Isso ocorre porque quando o teor de gordura em uma dieta aumenta, o corpo passa a utilizar gordura como fonte de energia em vez de carboidratos. Também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, aumentando as chances de redução de peso.
A dieta cetogênica é feita com produtos que sejam ricos em gordura e pobres em carboidratos. Assim sendo, os principais alimentos a serem considerados são carnes magras, peixes, ovos e laticínios. Ao mesmo tempo, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em amido e alimentos refinados precisam ser evitados ou consumidos em quantidades mínimas.
Em geral, as pessoas devem seguir uma dieta cetogênica estrita, com pouquíssimo carboidratos e mais gorduras saudáveis para evitar os efeitos colaterais, como tonturas, fadiga e baixo desempenho cognitivo. Pode demorar algum tempo para o corpo se adaptar a essa dieta, mas assim que isso acontecer, os resultados são evidentes.
As dietas cetogênicas geralmente requerem um acompanhamento médico para que se obtenham bons resultados. Consultar um nutricionista para encontrar o melhor plano de alimentação é altamente recomendado. Se feita de forma correta, a dieta cetogênica pode ser uma das melhores formas de emagrecimento e uma maneira saudável de gerenciar os níveis de glicose no sangue, ajudando a prevenir doenças crônicas.
Comentários