Alimentação saudável é essencial para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, principalmente na idade escolar. O número diversificado de alimentos e a combinação entre eles, ajudam a regular o apetite e prevenir doenças, além de fornecer as vitaminas e minerais necessários para as crianças. O guia de alimentação saudável para crianças serve também para dar algumas orientações nutricionais para que os pais e responsáveis proporcionem um ambiente salutar para seus filhos.
Os pais e responsáveis devem estar conscientes que algumas regras relevantes para uma alimentação saudável devem sempre ser seguidas. As principais dicas incluem o consumo de alimentos ricos em nutrientes como frutas, vegetais e laticínios, além da redução de bebidas doces e alimentos processados. Limite também a quantidade de sal no preparo dos alimentos e dê preferência a água para a hidratação das crianças.
Os lanches entre as refeições também são um ponto importante e podem ajudar a garantir uma alimentação saudável. Opções saudáveis podem incluir frutas, frios naturais, bolos caseiros e muitos outros. A dica é variar os lanches para diversificar os nutrientes que o corpo da criança precisa.
Organizar as refeições de forma divertida faz com que os pequenos desfrutem da alimentação e dos alimentos com maior facilidade. Estimule a criatividade e incentive a descoberta de novos sabores e consistências. As porções com tamanhos adequados para as crianças também são extremamente importantes. Distribuir no prato uma quantidade equilibrada de carboidratos, proteínas e verduras deverá ser uma rotina na hora das refeições.
Com todos esses cuidados é garantido uma alimentação saudável, completa e balanceada, que irá contribuir para a saúde física e mental das crianças. Organização, variabilidade, moderação e criatividade são as dicas principais para um melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Comentários