O câncer de colo do útero é uma doença infecciosa causada pelo vírus HPV que afeta principalmente as mulheres. O vírus HPV é transmitido de uma pessoa para outra e os sintomas incluem verrugas penis ou genitais, que tendem a surgir quase que imediatamente após a transmissão. O vírus HPV pode ser transmitido através de relações sexuais desprotegidas, beijo, contato íntimo ou, em alguns casos, de mãe para filho durante o parto. É extremamente infeccioso e está se propagando ao redor do mundo, é por isso que é importante procurar se informar mais sobre como prevenir essa doença.
Uma vez que a pessoa é infectada, é importante procurar atenção médica para que os sintomas sejam diagnosticados e tratamento apropriado seja iniciado. Os sintomas do câncer de colo de útero podem variar de pessoa para pessoa, mas os principais são verrugas genitais, sangramento na vagina, corrimento anormal, dor durante a relação sexual e linfonodos aumentados.
Em caso de suspeita ou diagnóstico confiável, o tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o tratamento pode envolver a retirada do colo do útero, ou parte dele, bem como tratamento hormonal, que é administrado para reduzir o crescimento do tumor. O tratamento depende da etapa da doença e do tipo de câncer.
A prevenção do câncer de colo de útero é uma forma extremamente eficaz de se defende contra esta doença. Uma vez que é principalmente uma doença sexualmente transmissível, os melhores métodos preventivos incluem a utilização de preservativos e o uso dos exames de detecção precoce para identificar o câncer. Estes exames também devem ser feitos em mulheres com idades entre 25 e 65 anos que sejam sexualmente muito ativas.
A parte final da prevenção envolve ter os cuidados adequados com o estilo de vida e a saúde. Uma boa alimentação saudável, com alto nível de frutas e legumes é altamente recomendada, além de fazer atividade física para manter o peso e um estilo de vida saudável.
Dessa forma, é importante procurar informação adequada e tirar todas as dúvidas possíveis sobre a doença para que se evite que ela se desenvolva. É importante também lembrar que só com atenção médica adequada, diagnóstico preciso e tratamento indicado que podemos nos prevenir do câncer de colo de útero.
Comentários