A urologia é uma subespecialidade da medicina que trata do sistema urinário. Seu principal objetivo é diagnosticar, tratar e prevenir doenças relacionadas aos rins, bexiga, ureteres e próstata masculina. Os principais tratamentos urológicos são: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, drogas e tratamentos minimamente invasivos.
O médico urologista é o profissional especializado em tratar problemas urológicos. Ele pode diagnosticar e tratar muitas condições relacionadas aos órgãossexuais masculinos e femininos, infecções urinárias, problemas relacionados a bexiga, disfunção erétil, incontinência, entre outros.
Uma das principais preocupações médicas relacionadas à urologia é o câncer de próstata. Diagnosticar esse tipo de câncer precocemente pode aumentar enormemente as chances de cura. Os exames diagnósticos para detecção precoce do câncer da próstata incluem o antígeno específico da próstata (PSA) e a biópsia da próstata.
Outra área de especialização da urologia é a cirurgia. Procedimentos como litotripsia (polissemento extracorpóreo) e reparação da bexiga ou esfíncter são realizados para tratar complicações em que cirurgia é necessária. Insuficiência renal e tratamento de pedras nos rins também são tratados de forma cirúrgica.
Os avanços tecnológicos na urologia têm melhorado significativamente a qualidade dos tratamentos. Existem agora tratamentos minimamente invasivos que, sem necessidade de cirurgia, oferecem os mesmos resultados e resultam em menos dor, menos complicações e menor tempo de recuperação para o paciente. Estes novos tratamentos incluem laser, ablação por radiofrequência e tratamentos a laser.
Comentários