A gota é uma das formas mais comuns de artrite inflamatória. Esta forma de artrite causa dor e inflamação nas articulações. Pode afetar qualquer articulação, mas normalmente é sentida na junta do dedão do pé. Os sintomas incluem dor, inchaço, vermelhidão e calor. A gota também pode causar lesões ósseas e de tecido mole, bem como dano aos tendões e ligamentos.
Os ataques de gota são geralmente desencadeados por um acúmulo de ácido úrico nas articulações. O ácido úrico é normalmente produzido pelo organismo e excretado através da urina. No entanto, quando em excesso, o ácido úrico pode se acumular nas articulações e causar inflamação. O excesso de ácido úrico pode ser devido a uma alimentação inadequada, ao consumo excessivo de álcool ou às formas hereditárias de artrite.
O tratamento para a gota depende do estágio e da gravidade dos sintomas. Pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno ou naproxeno, para controlar a inflamação. Além disso, pode ser aconselhado o uso de medicação para reduzir o nível de ácido úrico no sangue. Se a glicemia de um paciente está elevada, recomenda-se um ajuste na ingestão de alimentos para os cuidados da gota.
A mudança de estilo de vida pode ajudar a prevenir a gota e reduzir os sintomas. É aconselhável beber muita água e evitar o uso excessivo de álcool ou o consumo de alimentos ricos em purina, tais como carne vermelha, frutos do mar e feijão. O exercício regular, como caminhar ou nadar, também pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a condição.
Em geral, a gota é uma condição tratável que pode ser gerida com o tratamento certo. É importante para os pacientes discutir seus sintomas com seu médico para obter um diagnóstico precoce e começar o tratamento adequado. Uma vez diagnosticados com gota, um paciente deve seguir as recomendações médicas para gerenciar sua condição para reduzir a dor e inflamação.
Comentários