Conheça os Sinais e Sintomas da Narcolepsia


:

Narcolepsia é uma doença causada por uma deficiência no neurotransmissor Hipocretina, e está presente em cerca de 0,1% da população mundial.

A narcolepsia é caracterizada por sonolência excessiva durante o dia, diante de atividades usuais. Podem ainda manifestar alucinações, ecatoníesia (cataplexia), cujo caráter é de fraqueza repentina e perda abrupta de força muscular periférica, produzindo paralisia transitória.

Tratando-se de um distúrbio que abrange diversos níveis de manifestação, dos sintomas mais comuns ao tratamento, é importante que a narcolepsia seja conhecida e reconhecida pelos especialistas que, com exames clínicos específicos, podem indetificar seus sinais e então iniciar o tratamento apropriado.

Os principais sintomas da narcolepsia são:

- Sonolência excessiva durante o dia: conhecido como hipersonia diurna, é um dos sintomas mais comuns da narcolepsia. O paciente sente muita compulsão de dormir de forma intensa durante a jornada.

- Cataplexia: relatada por cerca de 70-80% das pessoas com narcolepsia, a cataplexia é caracterizada por uma fraqueza repentina e diante do estímulo de emoções, como alegria ou raiva, o paciente pode ter redução abrupta de força muscular.

- Alucinações Hipnagógicas: também conhecida como “sonhos parados“, é um dos principais sinais da narcolepsia. Aparecem logo ao entrar nos sonhos e são definidas como alucinações visuais, auditivas, olfativas, táteis que induzem ao medo e a alguma necessidade de acordar.

- Condução Sonâmbula: caracterizado como um desvio de conduta diante de sonolência espontânea durante o dia, o paciente não terá noção do que está acontecendo no momento e apresentará um comportamento anormal em relação aos padrões habituais.

- Incontinência Noturna: é normal que, no sono dos pacientes, possam acontecer algumas várias alterações de funções como a incontinência noturna, enurese e a apneia do sono, cuja durabilidade é de aproximadamente 15 segundos no último caso.

A narcolepsia é considerada uma doença crônica e não tem cura. Porém, é possível controlar os sintomas com tratamento médico... medicamentos que potencializam o estado de alerta do paciente, bem como as mudanças no início de rotinas também contribuem para a melhora do quadro.

Quem sofre de narcolepsia depende de um controle rigoroso de suas atividades do dia-a-dia, uma vez que o descontrole dos sintomas a longo prazo pode trazer prejuízos mil ao seu bem estar.

Portanto, é importante que a população seja alertada e que estejam atentos aos principais sintomas e sinais da doença, que possam entender e esclarecer os tratamentos, para ter como objetivo o máximo potencial de melhoras para a vida das pessoas afetadas pela narcolepsia.

Comentários