Aprendendo a conviver com a alergia


A alergia é um conjunto de sintomas que acontecem quando uma pessoa é alérgica a algum elemento químico presente no meio ambiente. É responsável por mais de 20% dos diagnósticos médicos, sendo, de acordo a Organização Mundial da Saúde, um dos problemas de saúde pública mais importantes.

Os consequências da alergia são diversas, como dor de cabeça, coceira, olhos vermelhos, tosse, asma, coriza, entre outros sintomas. Estas reações podem ser desencadeadas pela exposição a elementos químicos existentes no ar, qualidade da água, produtos químicos encontrados em casa, como detergentes, móveis e até alimentos.

Para prevenir o desenvolvimento da doença e minimizar os sintomas, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, é importante adotar uma série de medidas que possam contribuir para melhorar o ambiente em que a pessoa está inserida. Uma das formas é manter o local limpo e bem ventilado, além de avaliar a qualidade da água e dos produtos químicos usados.

Além disso, a saúde mental é importante para controlar e evitar problemas de alergia. Hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos e fazer refeições balanceadas são importantes para fortalecer o sistema imunológico do indivíduo.

É possível também controlar a alergia usando medicamentos. Estes são indicados pelo médico, sendo possível que a pessoa use de remédios alopáticos ou naturais de modo que se sinta melhor e com mais energia. No entanto, é indispensável o acompanhamento e orientação de um especialista.

Aprender a conviver com a alergia é indispensável para aqueles que têm essa condição. Entender os sintomas, prevení-los e tratá-los se faz necessário para viver com o máximo de conforto possível. Uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, bem como o uso consciente de produtos químicos são cuidados que podem ser tomados para vencer os sintomas da alergia. Em casos mais extremos, a pessoa pode se tratar de forma mais invasiva, como por exemplo, fazer uso de alguns medicamentos cujo a indicação de uso é feita por um profissional da área de saúde.

Comentários