Radioterapia – Como a tecnologia avança a cada dia


para melhorar a qualidade de vida

A Radioterapia faz parte do tratamento de diversas doenças de alta complexidade. A cada dia, a tecnologia avança para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O procedimento tem se tornado cada vez mais seguro e eficaz, proporcionando bons resultados na luta contra o câncer.

A Radioterapia é um dos tratamentos usados para o combate ao câncer. O objetivo principial da técnica é destruir as células cancerígenas e impossibilitar o seu crescimento, beneficiando muitos pacientes com esse problema. A radiação utilizada é emitida por um dispositivo específico, o que possibilita o controle da energia para atingir as células em diferentes profundidades na pele, em ossos ou nos órgãos internos.

O método pode também ser usado preventivamente, quando existe a suspeita de que o tumor possa se desenvolver. Algumas vezes, a quantidade de radiação usada é suficiente para impedir a proliferação do tumor e, que consequentemente, ele desapareça. No entanto, nos casos mais graves, a técnica é usada em conjunto com a quimioterapia.

Em relação à quantidade de sessões, há uma avaliação específica para cada paciente. O número é determinado de acordo com a região afetada e o tamanho do tumor. O mais importante é que as sessões devem acontecer com regularidade para que os resultados sejam otimizados.

Apesar dos avanços na tecnologia, a Radioterapia também resulta em alguns efeitos colaterais. Por isso, é importante que se conheçam as possíveis complicações, como náuseas, vômitos, alterações na textura da pele, problemas na tireoide ou sensação de cansaço, para que tudo o que precise seja feito.

Com o progresso da ciência e tecnologia, a Radioterapia se tornou cada vez mais precisa, eficaz e segura. Os pacientes também têm melhor controle da terapia, o que permite mais segurança e menos efeitos colaterais.

Entre os últimos avanços, estão a radioterapia conformacional 3D, que permite a realização de planos de tratamento aprimorados nos quais quase qualquer região do corpo pode ser tratada; e a radioterapia intra-operatória, usada para tratar áreas pequenas antes do fechamento dos tecidos.

Por causa desse tipo de tratamento, o câncer não precisa mais ser necessariamente um problema incurável e a qualidade de vida dos pacientes tem melhorado consideravelmente. A Radioterapia segue sendo fundamental para o combate à doença, promovendo uma melhor qualidade de vida e a cura de diversas doenças.

Comentários