"Cuidados para uma higiene íntima saudável"


Muitas mulheres desconhecem a importância da higiene íntima para a saúde da vagina. Para conservar uma boa saúde íntima, é necessário tomar algumas precauções para evitar infecções e incômodos desagradáveis. Embora aparentemente sejam simples, algumas ações diárias não podem faltar e é preciso estar atenta a esses cuidados específicos.

Antes de tudo, é importante usar produtos próprios para o cuidado íntimo, como sabonete líquido especialmente formulado para a região vaginal. Se preferir, é possível escolher um sabonete íntimo em barra. De qualquer forma, evite o uso de sabonetes comuns, já que seu pH normalmente é muito alcalino, podendo levar ao desequilíbrio das floração bacteriana da região.

Nunca utilize desodorantes, antissépticos ou perfumes na região genital, muitos componentes desses produtos podem provocar irritações, formar irritações ou mesmo infecções.

Uma das regras básicas é lavar a região com água e sabonete depois de urinar e, no caso da relação sexual, também é necessário lavar a região íntima para evitar infecções e consequentes desconfortos.

Além disso, o ideal é que o uso de absorventes externos seja sempre intercalado com uso de calcinhas de algodão, especialmente durante o tempo de florescimento, ou após a relação sexual.

Trocas de absorventes também devem ser feitas com frequência, no mínimo a cada 3 horas, fazendo isso, você evita alergias e infecções. Outro cuidado importante é de evitar o uso de calcinhas de fio dental ou muito justas, que costumam a provocar alergias, lesões e até mesmo infecções.

Escolha sempre calcinhas de algodão, que ajudam a absorver o suor e regulam o pH da região íntima, mantendo-a sempre saudável.

Outro cuidado primordial é de se secar muito bem a região íntima após o banho, o excesso de umidade pode formar fungos na região. A higiene íntima não deve ser motivo de embaraço. É preciso cuidar da saúde veeinal para que se tenha sempre uma ótima qualidade de vida.

Comentários