Em todo o mundo, a depressão é o maior problema de saúde mental. O impacto dela, além da saúde mental de quem sofre da doença, inclui a saúde física e a qualidade de vida. A Organização Mundial de Saúde estima que, a cada ano, cerca de 300 milhões de pessoas lidam com a depressão. No local de trabalho, ela pode afetar de forma significativa a produtividade e a eficácia dos colaboradores. Entender como detectar e tratar a depressão no trabalho é imprescindível para a manutenção da qualidade dos serviços, bem como da saúde mental de quem lida com ela.
Uma das principais maneiras de se descobrir a depressão no local de trabalho é observar os comportamentos dos colaboradores. A depressão pode ser manifestada por um padrão de lutas ou conflitos interpessoais, aumento da reticência e dificuldade de concentração. A diminuição da motivação e da produtividade, além da apatia, também são sinais comuns. De maneira geral, o indivíduo que sofre de depressão tende a evitar contato com seus colegas, pode ser observada diminuição do desempenho no trabalho e um aumento significativo na frequência de faltas e na quantidade de licenças do trabalho.
No entanto, uma vez que a depressão seja descoberta, é importante encontrar tratamento. A Organização Mundial da Saúde recomenda um tratamento multifatorial que inclui psicoterapia, medicina e tratamento comportamental. Fornecer educação sobre a doença mental, os sintomas, reconhecer os fatores de risco e o tratamento disponível, é uma maneira eficaz de proporcionar ajuda a quem necessita. Os tratamentos de saúde mental são considerados mais eficazes quando são aplicados o mais rápido possível.
No local de trabalho, é importante criar ambientes seguros onde os colaboradores possam compartilhar seus sentimentos. É fundamental fornecer apoio emocional aos funcionários para que eles sintam que os seus problemas são ouvidos e, que sua escuta foi compreendida. Em muitos caso, a depressão e as questões relacionadas à saúde mental podem ser superados com a colaboração da equipe envolvida em encontrar soluções.
Além do tratamento dos colaboradores envolvidos, implementar programas de sensibilização permanentes sobre a doença e sobre como lidar com ela dentro da empresa, também é fundamental. Esses programas ajudam os colaboradores a reconhecer precocemente e detectar sinais de depressão. Eles também podem fornecer informações adicionais sobre como implementar medidas preventivas, caso haja uma predisposição para o transtorno.
Em consideração, descobrir a depressão no local de trabalho é uma questão de particular importância. Afinal, é necessário não apenas possibilitar aos colaboradores tratar a depressão, mas também assegurar um local seguro como forma de prevenção da ocorrência da doença. Uma vez que a doença seja detectada precocemente e de maneira correta, as pessoas podem se curar completamente e voltar a ter uma saúde mental equilibrada.
Comentários