Imunização: Porque é tão Importantepara a sua Saúde e Bem-estar


?

A imunização é uma das mais antigas e eficazes formas de prevenção da doença, usando vírus e bactérias inativos ou atenuados para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos e memória imunológica para combater infecções futuras. Tal prática é aplicada universalmente por vários países ricos e pobres, e estima-se que a imunização salve a vida de cerca de três milhões de crianças todos os anos.

Ao estimular seu sistema imunológico a produzir anticorpos necessários para combater micróbios patogênicos, como o vírus da poliomielite e da rubéola, a imunização provou ser extremamente eficaz no estabelecimento de barreiras de proteção contra infecções que podem envenenar seu corpo e causar doenças graves, até mesmo a morte. Com uma imunização adequada, você pode desenvolver resistência a doenças graves, como tifoide, varíola, sarampo, caxumba e difteria.

Além do seu benefício pessoal, a imunização é igualmente importante para o bem-estar de nossa coletividade. Por meio da vacinação coletiva de muitas crianças, chega-se ao chamado "efeito de rebanho" que ajuda a prevenir a propagação de determinados tipos de doenças transmissíveis. Assim, crianças, idosos, adultos e outras pessoas que não podem ser imunizadas por motivos médicos, estarão protegidos por aqueles que foram vacinados.

Outro importante benefício da imunização é a economia de custos. Pessoas vacinadas terão menos probabilidade de desenvolver doenças que exigem cirurgias, internações e medicamentos caros, resultando em menos gastos para o sistema de saúde.

É importante notar que a imunização não é completamente segura. Ela pode causar reações adversas em pessoas com histórico de doenças autoimunes prévias, alergias intensas e outras condições imunológicas. No entanto, esses efeitos colaterais são extremamente incomuns e geralmente ocorrem em menos de 1% das pessoas vacinadas.

Em geral, as vacinas são seguras e extremamente eficazes para prevenir doenças mortais em crianças e adultos. Uma vez administrada a vacina, não há necessidade de repetir a imunização até que ocorra o vencimento de sua validade ou seja aconselhado o reforço da imunização por seu médico.

Em suma, a imunização é um dos principais elementos de prevenção à doença. Somente a prestação de cuidados preventivos adequados, como vacinação, pode reduzir os riscos de doenças infecciosas e manter você e sua família saudáveis​. Seguindo as recomendações médicas em relação à imunização, você estará contribuindo para a prevenção da propagação de patógenos e para a saúde pública.

Comentários