Hoje em dia, vacinação é fundamental para a prevenção e controle de doenças infecciosas. As vacinas contribuem para o aumento da resistência às doenças, aumentando a longevidade e a qualidade de vida. Além de prevenir diretamente a doença, vacinar protege as pessoas que ainda não tiveram contato com a doença, através da imunidade coletiva, quando diversas pessoas da mesma comunidade são vacinadas e não ficam suscetíveis a cometer a doença.
Adicionalmente, vacinar é importante no controle de uma infecção já existente, pois ela impede ou reduz a sua disseminação. Além disso, as vacinas podem auxiliar a prevenir a progressão da doença e ajudar a aliviar os sintomas. Assim, é possível evitar ou diminuir o número de internações e ajudar no controle dos custos.
Por outro lado, é importante destacar que muitos doenças infecciosas, como a gripe, formam novas estirpes e precisam ser tratadas com novas vacinas. A medida evita que a doença avance, desenvolva resistência e leve a sérios problemas de saúde. Desta forma, todos os anos é necessário estar atualizado com a vacinação.
Além disso, as vacinas muitas vezes precisam ser aplicadas por mais de um ano consecutivo, para ter seu efeito pleno, e são as melhores formas de prevenção e gestão da saúde. Assim, elas devem ser priorizadas em um planejamento de saúde, auxiliando o controle das doenças e assegurando a saúde das comunidades.
Por fim, vale lembrar que as vacinas não garantem completamente que as pessoas não adquiram doenças, pois o seu funcionamento é estatístico. Assim, elas aumentam a probabilidade de um indivíduo estar imune a uma doença. Por isso, é ainda mais importante manter hábitos saudáveis, realizar exames periódicos e estar informado para manter-se bem e assegurar a saúde da comunidade.
Comentários