As alergias são reações anormais do sistema imunológico a substâncias comuns presentes no meio ambiente. Um sistema imunológico saudável e bem funcionante é capaz de detectar o que é estranho ou perigoso no organismo e liberar os anticorpos necessários para combatê-lo. No entanto, um sistema imunológico fraco ou desenvolvido inadequadamente pode não reconhecer esses invasores e reagir com alergias. Quando isso acontece, os anticorpos se atacam e lutam contra as substâncias não nocivas, causando alergias.
As alergias são o resultado de uma sensibilização às substâncias. Uma pessoa pode ter uma alergia à proteína do ovo, ao pólen da grama ou a outros alérgenos e desnutrição que são consideradas não nocivas; no entanto, seu sistema imunológico foi "sensibilizado" por essas substâncias. É por isso que a pessoa desenvolve sintomas alérgicos quando entra em contato com esses alérgenos.
A melhor forma de ajudar a prevenir alergias é fortalecer o sistema imunológico através da alimentação adequada e do exercício físico. Os alimentos ricos em antioxidantes, que são grandes promotores da saúde e de uma resposta imune adequada, são excelentes para prevenir alergias. Adicionalmente, reduzindo ou eliminando o contato com alérgenos podem reduzir a sensibilização das alergias e minimizar os ataques corporais.
Apesar do fato de que as alergias podem ficar controladas e reduzidas ou até desaparecer, elas continuam preocupando os médicos e especialistas em saúde. É importante que as pessoas tratem de suas alergias seriamente e procurem aconselhamento profissional para descobrir uma solução adequada. Além disso, todas as pessoas devem manter um bom estado de saúde, gerando e mantendo uma resposta do sistema imunológico saudável e forte, para se protegerem de alergias e outras doenças.
Existem tratamentos que podem ajudar a induzir a imunidade e reduzir a sensibilização dos alérgenos, que variam desde modificações na dieta ou na rotina de exercícios até medicamentos. Às vezes, as modificações na rotina exigirão diferentes estratégias para evitar alergias, como a realização de alergias alimentares e não alimentares e testes para determinar quais substâncias são alérgicas para cada pessoa. É importante seguir cuidadosamente as recomendações de seu profissional de saúde, para que possa obter a melhor proteção possível contra alergias.
Comentários