A reumatologia é uma área de atuação médica que trata de doenças reumáticas, que abrangem um amplo espectro de afecções. O seu foco principal é o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças crônicas musculoesqueléticas. O particular enfoque desta especialidade médica requer ao profissional uma visão ampla de julgamento. Tais julgamentos devem refletir não apenas os fatos conhecidos sobre reumatologia, mas também as necessidades específicas dos pacientes.
Uma visão clínica profissional tem por objetivo contemplar criteriosamente todos os fatos relevantes antes de formular qualquer decisão em relação ao paciente. O médico reumatologista deve considerar cuidadosamente tudo o que está envolvido na condição do paciente, incluindo diagnóstico, histórico médico, tratamentos passados e efeitos colaterais possíveis para dar um tratamento adequado às necessidades individuais. Para alguns casos, o médico pode solicitar exames adicionais para obter uma melhor compreensão da condição.
O julgamento profissional da reumatologia também inclui considerações éticas e morais. O médico deve levar em consideração fatores culturais, religiosos e sociais que possam estar influenciando na condição do paciente. Uma vez que as questões éticas e morais envolvem especialmente a responsabilidade profissional do médico e o bem-estar do paciente, o julgamento deve envolver uma gestão idônea de todas essas questões.
A conduta profissional exige aos reumatologistas que sejam atentos aos resultados à curto e longo prazo do tratamento do paciente. É essencial que o médico tenha a capacidade de avaliar cuidadosamente os fatores relacionados à condição para orientar o tratamento com base nas evidências científicas. Segundo essa premissa, a decisão do médico deve fundamentar-se em estudos científicos e empiria clínica, a fim de alcançar melhores resultados e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Dessa forma, pode-se afirmar que visão de julgamento profissional na reumatologia implica na aderência de princípios clínicos e éticos que vão além da quantificação médica. A boa prática implica na atenção dada a fatores subjetivos relacionados ao paciente, a fim de se conhecer melhor a condição e propiciar um tratamento adequado.
Comentários